• Carregando...

Informado da confirmação de quatro casos da gripe suína no País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o fato de três pacientes já estarem curados, afirmou que a situação no Brasil é tranquila e que o governo manterá as medidas de controle. "O que o ministro (José Gomes Temporão, da Saúde) me disse é que nesses casos não houve transferência de vírus, o que é uma coisa exitosa. Tem mais 15 casos em observação e o governo brasileiro continuará nos aeroportos cumprindo todas as determinações e orientações da OMS", disse.

Por sua vez, o ministro da Justiça, Nelson Jobim, afirmou que as Forças Armadas vão colaborar com o esforço do Ministério da Saúde para conter a doença no País cedendo instalações e pessoal de laboratórios militares. "O problema da gripe está sendo conduzido pelo Sistema Único de Saúde de forma competente, não há necessidade de uma ação direta das Forças Armadas. Estamos colaborando com os laboratórios militares", explicou o ministro após a cerimônia militar do Dia da Vitória, no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial, na zona sul do Rio. "Os hospitais militares estão preparados para atender (eventuais doentes), mas temos de lembrar que não se pode confundir essa gripe com uma peste. É uma gripe maior, mais forte."

Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama cumprimentou a equipe do Centro de Controle de Doenças pelo trabalho realizado para conter a epidemia, mas declarou que embora o vírus A(H1N1) não tenha se mostrado tão perigoso quanto se pensou no início, o país ainda não está livre do problema. "Devemos tomar precauções", disse Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]