• Carregando...
Hugo Chávez tem apoio da esquerda brasileira | Juan Barreto/AFP
Hugo Chávez tem apoio da esquerda brasileira| Foto: Juan Barreto/AFP

"Chávez, a tua vitória será a nossa vitória." Gravada em vídeo, a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu o tom ao ato de apoio à reeleição de Hugo Chávez, organizado pelos movimentos sociais e partidos de esquerda brasileiros. Cerca de 250 pessoas, entre jovens e antigos militantes da política nacional, como Plínio de Arruda Sampaio, se reuniram em São Paulo para dar declarações de solidariedade ao venezuelano, que buscará a sua terceira reeleição em outubro. O ato foi registrado em vídeos e fotos que serão enviados a Caracas para engordar a campanha feita pelo publicitário João Santana, do PT.

No centro da mesa de autoridades estava o dirigente petista Valter Pomar, representante do Foro de São Paulo. Citando o vídeo de Lula, afirmou: "É uma vitória que interessa a toda a esquerda latino-americana e mundial".

Sem-terra

João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Tra­­balhadores Rurais Sem Terra (MST), reforçou o tom de disputa ideológica, chamando o opositor Henrique Capriles de "puxa-saco medíocre dos americanos".

"O que está em disputa na Venezuela não é uma eleição presidencial qualquer. Capriles representa a volta da direita e a recolonização do capital americano. Chávez representa um projeto alternativo popular latino-americano", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]