• Carregando...

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem ao Congresso que aprove a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul, pois o atraso estaria piorando as relações com o líder venezuelano, Hugo Chávez. O deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara, disse que o pedido foi feito por Lula durante uma reunião com membros da base parlamentar governista.

O tratado de adesão da Venezuela ao bloco já foi aprovado pelos Parlamentos de Argentina e Uruguai, mas ainda precisa da aprovação dos Legislativos de Brasil e Paraguai. No caso brasileiro, a oposição vem se opondo à ratificação desde que, em maio, o Governo Chávez se negou a renovar a licença de transmissão do canal de televisão privado "RCTV". O líder venezuelano afirmou então que o Parlamento brasileiro atua "como um papagaio, que repete tudo o que é dito por Washington".

As relações entre ambos os Governos chegaram a ficar tensas, mas voltaram a melhorar recentemente, sobretudo após o encontro de Chávez e Lula na cidade de Manaus.

Na semana passada, a oposição conseguiu adiar para 24 de outubro a votação sobre o tema na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, ao alegar que precisava de mais tempo para estudar o caso.

Em meados do ano, o presidente venezuelano chegou a dar prazo até setembro para que os trâmites parlamentares fossem concluídos, embora depois tenha estendido este limite até o fim do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]