• Carregando...
Nova espécia de macaco com nariz arrebitado é catalogada em Mianmar | Reuters/Thomas Geissmann
Nova espécia de macaco com nariz arrebitado é catalogada em Mianmar| Foto: Reuters/Thomas Geissmann

Uma nova espécie de macaco com nariz arrebitado foi catalogada em Mianmar, no sudeste asiático, por uma equipe internacional de estudiosos de primatas, segundo informações da revista científica American Journal of Primatology divulgadas nesta quarta-feira (27).

Já conhecida dos habitantes da região, a espécie Rhinopithecus strykeri foi achada em uma região florestal de difícil acesso no extremo norte do país, região pertencente ao estado de Kachin. Há apenas de 260 a 300 indivíduos no local, o que torna a espécie ameaçada de extinção. Os birmaneses conhecem o mamífero como "mey nowoah".

A face do animal foi reconstituída pelos cientistas, que alteraram digitalmente uma foto de outra espécie para simular a aparência do símio, com base em uma carcaça encontrada na nação asiática. De cor preta, o primata possui uma longa cauda, maior que o comprimento do restante do corpo, barba e orelhas com pontas brancas.

A combinação das chuvas fortes na região com o nariz peculiar do macaco tornaram possível a identificação por parte de caçadores, já que o animal espirra quando água entra no órgão. Para se proteger do incômodo, o primata procura manter a cabeça entre as pernas.

Segundo conservacionistas, o risco de extinção da população do mamífero está ligado à construção de estradas, patrocinadas por empresas chinesas que chegam à região atualmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]