• Carregando...
Emmanuel Macron - França - União Europeia
Segundo Macron, a adesão da França é possível por conta de seu território ultramar, a Guiana Francesa, um dos integrantes do acordo amazônico| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

O presidente francês, Emannuel Macron, afirmou nesta terça-feira (29) durante o discurso anual para embaixadores franceses que deseja inserir o país na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), cujos membros atualmente são Brasil, Colômbia, Bolívia, Venezuela, Equador, Peru, Guiana Francesa (território ultramar da França) e Suriname.

"Declaro solenemente que a França é candidata a entrar no tratado amazônico e desempenhar papel pleno na organização, com representação associada ao nosso território ultramarino, a Guiana Francesa", disse o chefe de Estado.

Para Macron, a França tem espaço para entrar na OTCA devido à localização da Guiana em território amazônico. Com isso, seu país estaria "automaticamente" inserido na região.

Ele afirmou ainda que "este é um importante feito para nosso país, que busca desempenhar um papel diplomático por meio do território ultramar" que governa, por isso, "espera a confirmação da candidatura pelo Brasil e pelas outras potências pertencentes ao grupo", disse.

Em 2019, o presidente francês disse na cúpula do G7 que a Amazônia é "o bem comum do mundo". Segundo ele, "todos estão envolvidos na proteção da floresta, mas a França estaria mais por causa da Guiana, porque eles também são 'amazonenses'", afirmou à época.

Entre os dias 4 e 9 deste mês, os países integrantes da OTCA participaram da cúpula da Amazônia, em Belém (PA), sob a liderança de Lula. Na ocasião, Macron foi convidado a participar da reunião, no entanto, recusou o convite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]