• Carregando...

Nova Iorque – A cantora Madonna acha que o alarde da mídia está atrapalhando seus planos de adotar um menino de 1 ano e 1 mês, natural do Malavi, país da costa leste da África. A popstar fez as declarações, ontem, a Oprah Winfrey, apresentadora de um programa de tevê homônimo, muito popular nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que a cantora falou publicamente sobre o processo de adoção do pequeno David Banda.

Madonna afirmou ter ficado assustada com o que disse o pai do menino, Yohane Banda, em entrevista à tevê Reuters, no fim de semana. Ele declarou não ter entendido os papéis que assinou e que permitiram a ela obter a guarda provisória de David.

Yohane também chegou a dizer que nunca teve intenção de dar permissão para a adoção permanente do filho. Em uma entrevista postada na terça-feira no site da revista Time, porém, o pai afirmou que, pelo bem de David, não contestará a adoção. "Não quero que meu filho, que já foi embora, volte. Eu estaria arruinando seu futuro se eu pedisse isso."

Yohane mandou seu filho para um orfanato logo após o nascimento, para que ele pudesse ser cuidado e amamentado. A mãe de David morreu dias depois do parto, de malária.

Lei

A primeira polêmica relativa ao caso, antes das declarações paternas, foi deflagrada pelas queixas de grupos de direitos humanos, que foram às cortes tentar impedir Madonna de adotar David alegando que, segundo as leis do país, os estrangeiros devem ficar com a guarda da criança por um ano e meio ou dois antes de conseguir a custódia preliminar, que Madonna e seu marido, o cineasta Guy Ritchie, já obtiveram.

Yahane Banda assinou os papéis permitindo que o filho fosse adotado e o juiz Andrew Nyirenda concedeu às celebridades a permissão para levar David para Londres. A criança chegou no dia 17 à mansão da nova família, em uma rua arborizada, na capital britânica.

No programa de Oprah Winfrey, Madonna afirmou ter agido segundo a lei, com aprovação oral e escrita, mas teve sua atitude questionada porque a "imprensa foi atrás dele (Yohane)".

A popstar disse que ela e Guy Ritchie vêm pensando em adoção há mais de dois anos. A cantora tem dois filhos biológicos, Lourdes Maria, de 9 anos, e Rocco, de 6.

África

As dúvidas sobre a legitimidade no processo de adoção aberto por Madonna estão servindo para expor um drama africano. Há quase 50 milhões de órfãos no continente, a maioria filhos de pais que morreram de aids. Só no Malavi eles seriam 1 milhão.

Contraditoriamente, o país não conta com uma agência de adoção internacional. Com a agência funcionando, a Etiópia, por exemplo, já conseguiu achar lares para mais de 441 crianças africanas. A maioria está vivendo nos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]