• Carregando...
nicolas maduro
Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, discursa para apoiadores em Caracas | Foto: Juan BARRETO/AFP| Foto: AFP

Enquanto os deputados venezuelanos e organizações internacionais condenam a presença de militares russos em seu país, Nicolás Maduro busca estreitar os laços com seu principal aliado internacional. Em uma entrevista para um canal russo de televisão, que foi ao ar nesta quarta-feira (27), o ditador disse que Venezuela e Rússia planejam assinar 20 acordos de cooperação durante uma cúpula de alto nível entre os dois países, que deve ocorrer em abril.

Maduro disse que estes acordos contemplarão várias áreas, como economia, comércio, cultura, energia e educação, sem fornecer mais detalhes.

"Nossa cooperação é mutualmente benéfica e nossas relações só vão ficar melhores com o tempo", afirmou o ditador ao Canal Um, salientando que Moscou e Caracas estão "avançando" nas relações que se forjaram durante o governo de Hugo Chávez.

Leia também: Apoiadores de Maduro atacam carro que transportava Juan Guaidó

Segundo a agência de notícias EFE, o Ministério de Energia da Rússia publicou um comunicado na terça-feira (26) afirmando que também tem interesse em expandir a cooperação energética com a Venezuela.

A cúpula com o presidente Vladimir Putin deve ocorrer entre 4 e 7 de abril, em Moscou, na Rússia.

Ajuda humanitária

O ditador ainda comentou sobre a ajuda russa que vem recebendo em seu país. Segundo ele, a Venezuela recebeu várias toneladas de ajuda humanitária e está esperando a chegada de um carregamento de 300 toneladas, primariamente de medicamentos.

"Duas semanas atrás, uma ajuda humanitária real chegou até nós, um carregamento medido em toneladas. Logo esperamos outra entrega de ajuda, com remédios", disse, fazendo uma comparação com a ajuda humanitária vinda dos Estados Unidos que a oposição tenta levar para dentro da Venezuela, mas que, por ordens de Maduro, está proibida de passar pelas fronteiras do país.

A Rússia é um dos principais credores da dívida externa da Venezuela, ao lado da China, e é o principal aliado internacional de Maduro em meio à crescente pressão para que ele abandone o poder. Também tem rechaçado o posicionamento dos Estados Unidos, que reconhecem o opositor Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela.

Militares russsos

Enquanto isso, a Assembleia Nacional Venezuelana, de maioria opositora, critica a aliança com os russos, especialmente a aproximação militar entre os dois países. Guaidó e seus aliados afirmam que a presença de militares russos em território venezuelano é uma violação à Constituição do país. "Parece que (no governo de Nicolás Maduro) eles não confiam em seus militares... Eles violam a Constituição novamente", disse o presidente interino na terça-feira.

Saiba mais: O que significa a chegada de aviões militares da Rússia à Venezuela

No sábado, dois aviões da Força Aérea russa desembarcaram no aeroporto de Maiquetía, nos arredores de Caracas, capital da Venezuela. As aeronaves estariam levando uma autoridade de defesa russa e quase cem soldados, segundo agências de notícias.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse na terça-feira (26) que especialistas militares russos chegaram ao país "em estrita conformidade com a constituição da Venezuela".

"A presença dos especialistas russos na Venezuela é regulada por um acordo entre o governo russo e o governo da Venezuela sobre cooperação técnico-militar assinado em maio de 2001, que aprovou todos os procedimentos de ratificação em ambos os países", disse, acrescentando que "não é necessária nenhuma autorização adicional da Assembleia Nacional da Venezuela para as etapas de desenvolvimento da cooperação técnico-militar bilateral tomadas no âmbito desse acordo".

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre conflitos mundiais, estratégias de defesa e tecnologia militar? Então assine aqui a nossa newsletter semanal Jogos de Guerra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]