• Carregando...
presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ainda não confirmou presença no Parlamento para apresentar relatório de atividades | JS/WY/JORGE SILVA
presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ainda não confirmou presença no Parlamento para apresentar relatório de atividades| Foto: JS/WY/JORGE SILVA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresenta nesta sexta (15) seu relatório anual de atividades no Parlamento, controlado pela oposição -- informou o presidente do Legislativo, Henry Ramos Allup, nesta quinta-feira.

O deputado anunciou a realização de uma “sessão especial para receber a memória e a prestação de contas” de Maduro. Conforme estabelecido por lei, o prazo final é amanhã.

Parlamento da Venezuela aceita afastar três deputados e oposição perde maioria qualificada

A maioria opositora do Parlamento venezuelano afastou nesta quarta-feira (13) três de seus deputados como determinava uma decisão judicial, que declarou nulas as decisões da Assembleia enquanto estes legisladores, impugnados pelos governistas, continuassem incorporados à Casa.

Leia a matéria completa

O presidente ainda não confirmou seu comparecimento na Casa, mas sua assessoria de Comunicação disse hoje que se está avançando na logística.

Segundo Ramos Allup, delegados da Presidência e da Câmara “estiveram coordenando” tudo que é necessário “para o cumprimento do protocolo”. O ato está programado para as 17h (19h30 no horário de Brasília).

Considerado um dos antichavistas mais radicais da oposição, o chefe parlamentar garantiu na quarta-feira a realização de uma cerimônia respeitosa com o governante, que se dirigirá pela primeira vez a uma maioria de oposição na Assembleia.

A Mesa da Unidade Democrática (MUD) assumiu o controle da Casa em 5 de janeiro passado. A vitória esmagadora da MUD nas eleições de 6 de dezembro pôs fim a 17 anos de hegemonia governista no Parlamento.

A presença de Maduro no ato de amanhã ficou em suspenso depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) declarou em “desacato” a diretoria da Câmara por ter empossado três deputados de oposição. A posse do trio foi impugnada pelo chavismo, sob a alegação de fraude eleitoral.

A corte também declarou nulas as decisões do Congresso, enquanto os legisladores continuassem no cargo.

Ontem, Ramos Allup anunciou que acataria a decisão do TSJ de desvincular os parlamentares impugnados.

Nesta quinta-feira, o tribunal suspendeu o “desacato”.

“Cessou a omissão inconstitucional por parte da Assembleia Nacional, para que o presidente da República dê conta (...) de sua gestão durante o ano 2015”, ressaltou em um comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]