• Carregando...
Forças de segurança fecham um local de votação em Caracas
Forças de segurança fecham um local de votação em Caracas| Foto: EFE/Rayner Peña R

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu neste domingo (21) para que seus apoiadores votem nas eleições locais e regionais 20 minutos após o fechamento oficial dos centros de votação, o que gerou críticas de diversos candidatos da oposição.

“Peço a todas e todos que têm sua lista do 1x10 (campanha do voto governista) a irem até o fim da ofensiva patriótica, bolivariana e chavista em todo o país. Por vocês, homens e mulheres que têm a nossa lista, a mobilização é importante! Para combater, para combater e para vencer, para votar para vencer”, escreveu Maduro no Twitter.

O chefe de Estado publicou a mensagem às 18h20 (horário local), 20 minutos após a hora oficial de encerramento, que pode ser prolongada, de acordo com os regulamentos eleitorais, apenas nos centros onde ainda exista uma fila de eleitores.

“Em conformidade com as disposições do artigo 308 do Regulamento da (Lei Orgânica dos Processos Eleitorais) Lopre, a partir desta hora, 18h, o processo de votação se encerra, exceto nas mesas de voto onde os eleitores fazem fila para votar, e nós entramos na fase de contagem, transmissão e totalização”, escreveu.

No entanto, a Agência EFE constatou que várias mesas de votação em Caracas permaneceram abertas apesar da falta de eleitores e filas de espera.

A mensagem de Maduro foi repercutida pelo opositor Henrique Capriles, que marcou a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE-UE) na sua resposta e ressaltou o horário oficial de encerramento.

O candidato opositor a prefeito de Caracas Tomás Guanipa denunciou às 18h44 que os centros de votação na capital “e em todo o país ainda estavam abertos, sem eleitores nas filas de espera”. “Pedimos às nossas testemunhas e aos integrantes das mesas de voto para que façam a lei ser cumprida”, advertiu.

Na mesma linha, o candidato antichavista ao cargo de governador de Miranda, David Uzcátegui, também se manifestou. “Atenção, Miranda. O regulamento estabelece o fechamento das mesas de votação às 18h, se não houver pessoas na fila. Em várias regiões, não querem fechar os centros. Pedimos ao Conselho Nacional Eleitoral com urgência”, escreveu o candidato às 18h46.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]