• Carregando...
Roberta McCain, aos 96 anos:
lúcida e bem-humorada | Brian Snyder/Reuters
Roberta McCain, aos 96 anos: lúcida e bem-humorada| Foto: Brian Snyder/Reuters

Washington - Ela vai à maioria dos comícios de John McCain e se coloca discretamente entre as pessoas que ficam atrás dele no palco, aguardando com paciência o momento de dar um passo à frente, ao ser chamada.

Ela se chama Roberta e o seu sobrenome também é McCain. Ela é a mãe do candidato. E tem uma função específica nesses eventos: servir como prova concreta de que ele — apesar dos 72 anos — terá forças para suportar quatro anos na Casa Branca.

Roberta, afinal, tem 96 anos e a sua evidente vitalidade e lucidez são utilizadas pelo filho para mostrar aos céticos que, em vez de um problema, a idade pode ser uma vantagem para o chefe da nação. E ao fazer isso, depois de apresentar a mãe à platéia, McCain invariavelmente conta um episódio recente protagonizado por ela numa viagem à França:

"Ela foi alugar um carro, mas as locadoras negaram, alegando que ela é muito velha para dirigir. Sabem o que minha mãe fez? Comprou um carro e viajou pela França", conta McCain.

Assessores se esmeram em contar outros episódios com situações que ressaltam a imagem de independência e não conformismo que ele diz ter herdado da mãe. A campanha admitiu que Roberta acumula multas por excesso de velocidade (já levou uma por dirigir a 180 km/h.)

Bom humor

O bom humor do candidato, aspecto marcante em sua vida política, também é atribuído a Roberta. Joe Lieberman, senador independente que apóia McCain, costuma mencionar outro episódio:

"Uma noite, eu a encontrei num elevador e lhe disse: ‘Senhora McCain, a senhora está muito bonita’. E ela me respondeu: ‘Você está tentando me cantar?’".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]