• Carregando...

O magnata russo Boris Berezovsky, forte crítico do presidente de seu país, Vladimir Putin, foi encontrado morto em sua casa no condado de Surrey, nos arredores de Londres, informou neste sábado a emissora britânica "BBC".

Ainda são desconhecidas as causas que levaram à morte do empresário, que emigrou para o Reino Unido em 2000 e no ano passado perdeu uma batalha judicial no país para seu compatriota Roman Abramovich, dono do clube de futebol Chelsea, por uma suposta dívida de 3 bilhões de libras.

Berezovsky, de 67 anos e que sempre andava acompanhado por seguranças, acusava Abramovich de tê-lo intimidado a vender parte da Sibneft, uma das maiores empresas petrolíferas do mundo, por um valor muito abaixo do de mercado. No entanto, as acusações do oligarca russo foram rechaçadas pelo Tribunal Comercial de Londres, e ele acabou tendo que pagar a Abramovich 35 milhões de libras pelos custos do caso.

Berezovsky já figurou por alguns anos na lista de bilionários da revista "Forbes", mas não aparece na edição de 2013 devido ao colapso de muitos de seus investimentos. Ele é apontado no Brasil como um dos articuladores da parceria feita em 2004 entre o Corinthians e o grupo de investidores Media Sports Investment (MSI), do qual seria o principal responsável.

Essa união levou ao clube jogadores como Carlitos Tévez, Javier Mascherano e Nilmar. Porém, o Ministério Público chegou a pedir a prisão do magnata, em 2007, por lavagem de dinheiro.

Tanto Berezovsky como Abramovich conseguiram acumular grandes fortunas na Rússia de Boris Yeltsin.

Matemático na era soviética e amigo da família de Yeltsin, Berezovsky iniciou sua carreira empresarial com uma concessionária de automóveis, mas depois, com a chegada de Putin ao poder, fugiu para vários países e se estabeleceu no Reino Unido.

Berezovsky também era amigo do ex-agente secreto russo Aleksandr Litvinenko, que foi envenenado em Londres com uma substância radioativa no final de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]