• Carregando...
Imagem do céu noturno do Havaí faz parte das fotos de alta resolução captadas pelo projeto. | Danny Farrow/Pan-STARRS1
Imagem do céu noturno do Havaí faz parte das fotos de alta resolução captadas pelo projeto.| Foto: Danny Farrow/Pan-STARRS1

Interessado em explorar o céu noturno? Essa atividade acaba de ficar mais fácil, graças a um compilado de imagens criado por um projeto do Instituto de Astronomia do Havaí. Considerado o maior levantamento de registros do céu em formato digital do mundo, o banco de dados permite que qualquer pessoa acesse milhões de fotos e informações sobre estrelas, galáxias e astros celestes diversos.

Chamado de Pan-STARRS, o projeto reúne dados coletados ao longo de quatro anos. E, agora, algumas imagens estão disponíveis para download no site da organização.

Observatório Pan-STARSS1 em Maui, no Havaí.Divulgação/Rob Ratkowski

“Com este lançamento prevemos que cientistas - e até mesmo estudantes e usuários casuais - de todo o mundo façam novas descobertas sobre o universo, a partir da riqueza de dados coletados pela Pan-STARRS”, projeta o diretor dos Observatórios Pan-STARRS, Ken Chambers.

Feitos com uma câmera instalada em um telescópio de 1,8 metros chamado Pan-STARRS1 (PS1), os registros são extremamente detalhados. O aparelho possui capacidade de captar fotos com 1,4 gigapixels, e é a câmera digital mais poderosa já construída até então.

Os quatro anos de dados compilados pelo projeto contém 2 petabytes de dados. De acordo com os cientistas, essa quantidade de memória equivalente a utilizada por cerca de um bilhão de selfies, ou a 100 vezes o conteúdo total da Wikipédia.

Lançamento das imagens

O lançamento do Pan-STARRS está ocorrendo em duas fases. A parte divulgada nesta semana chama-se “Céu Estático”, e mostra os valores médios de cada objeto astronômico, em termos de sua posição no céu, brilho e cores.

Uma segunda liberação de dados, a ser disponibilizada no próximo ano, revelará os fenômenos cósmicos vistos ao longo de várias épocas astronômicas.

Se fossem impressos em papel, com textos de espaçamento simples, os dados ocupariam um total de 40 milhões de arquivadores de quatro gavetas.

Confira o vídeo de lançamento do banco de dados:

Para legendas em português, basta clicar no ícone de engrenagem na barra de ferramentas do vídeo. Em seguida, escolher a opção “legendas”, “traduzir automaticamente” e selecionar “português”.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]