• Carregando...

A maior empresa de hipotecas dos Estados Unidos, a Countrywide Financial, anunciou o corte de até 12 mil postos de trabalho. É a maior redução de empregos de uma companhia do setor desde a eclosão da crise no crédito imobiliário nos EUA, que afetou as bolsas de valores de todo o mundo.

A Countrywide, com sede na Califórnia, disse que pretende reduzir em até 20% sua força de trabalho ao longo dos próximos três meses, e que os cortes ficarão entre 10 mil e 12 mil empregos. A Countrywide tinha 61 mil funcionários até a crise. Nos últimos dias, havia demitido 1.400. As ações da empresa caíram 57% neste ano.

A Countrywide alega que o ajuste mais amplo é necessário porque o volume das hipotecas pode cair 25% em 2008, em relação a este ano.

Num comunicado, o presidente da Countrywide, Angelo Mozilo, disse que a empresa, foi duramente afetada pela queda nos preços do mercado imobiliário, bem como pelo aumento da inadimplência entre devedores de hipotecas. Ele emitiu uma carta aos empregados:

"Esse ciclo é certamente o mais grave na história contemporânea da nossa indústria", disse Mozilo, que co-fundou a Countryside em 1969.

- Você precisa ajustar o tamanho do barco - disse Peter Kovalski, que tem ajudado a investir mais de US$ 12 bilhões na Alpine Woods Capital Investors, de Nova York, dona das ações da Countrywide. - Eles estão fazendo a coisa certa para reduzirem-se rapidamente. As coisas vão piorar antes de melhorar.

O anúncio da Countrywide veio pouco depois de o Departamento do Trabalho americano informar que o número de postos de trabalho nos Estados Unidos caiu em 4 mil, em agosto . Foi a primeira redução do índice em quatro anos, e ainda não se atribui isso à crise no setor de crédito imobiliário de risco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]