• Carregando...
Moradores da cidade de Paradise, no Condado de Butte, caminham pelos escombros de sua antiga casa, queimada pelo Camp Fire | JUSTIN SULLIVAN/AFP
Moradores da cidade de Paradise, no Condado de Butte, caminham pelos escombros de sua antiga casa, queimada pelo Camp Fire| Foto: JUSTIN SULLIVAN/AFP

O  mais mortífero e destrutivo incêndio da história da Califórnia (EUA), que matou pelo menos 85 pessoas, destruiu 14 mil residências e carbonizou uma área do tamanho de Chicago, foi totalmente contido, segundo autoridades americanas. 

A agência de proteção florestal e de incêndios da Califórnia fez o anúncio depois de passar 17 dias combatendo o Camp Fire, que atingiu 62 mil hectares (ou 620 quilômetros quadrados) no Condado de Butte, ao norte de Sacramento. Três dias seguidos de chuva ajudaram mais de 1.000 bombeiros a conter as chamas. 

O Woosley Fire, outro incêndio de grandes proporções que ocorreu simultaneamente no sul da Califórnia, também está contido, segundo a agência. Ele atingiu a região da famosa praia de Malibu, matou três pessoas e destruiu 1500 construções, inclusive casas de celebridades como Miley Cyrus, Neil Young e Gerard Butler.

Vídeo: Casal escapa das chamas ao deixar cidade destruída pelo Camp Fire

Mas o alívio de ter controlado os incêndios ficou em segundo plano. Autoridades esperam que o número de mortos continue a aumentar: 249 pessoas estão desaparecidas. Equipes de buscas ainda estão vasculhando as cinzas do que costumavam ser edifícios, procurando por restos humanos. 

Milhares de deslocados em abrigos e hotéis ou acampados ao ar livre em temperaturas abaixo de zero enfrentam um futuro incerto. 

O incêndio começou em 8 de novembro no sopé da Serra Nevada. Altas temperaturas, ventos fortes e vegetação seca contribuíram para sua rápida disseminação. 

Manejo florestal

Enquanto as equipes trabalhavam para apagar as chamas e os estacionamentos do Walmart se tornavam cidades improvisadas, o incêndio se tornou o centro de um debate sobre o aquecimento global. 

O presidente dos EUA, Donald Trump, argumentou que o fogo se espalhou tão rapidamente por causa do manejo florestal deficiente do estado da Califórnia. Ele ameaçou, novamente, remover o financiamento federal do estado. 

Mas as autoridades estaduais reagiram dizendo que o condado de Butte enfrentou os anos mais quentes registrados na última década. As altas temperaturas tornaram a vegetação especialmente ressecada e transformaram o condado em uma caixa de fósforos.

Leia mais: Existe relação entre os megaincêndios da Califórnia e as mudanças climáticas? 

Um porta-voz do governador Jerry Brown disse que mais terras florestais federais queimaram do que terras estatais, acrescentando que o estado expandiu seu orçamento florestal enquanto o governo Trump reduziu seu orçamento para serviços florestais. 

Futuro incerto

Mesmo que o fogo esteja contido, o pesadelo está longe de acabar para os moradores deslocados, que enfrentam novos perigos, enquanto alguns se preparam para ver suas casas pela primeira vez em semanas. 

As equipes estão trabalhando para reparar as linhas de energia e limpar os detritos das estradas. Árvores parcialmente queimadas ou ocas são uma ameaça sempre presente, de acordo com o San Francisco Chronicle. Os detritos e cinzas podem ser tóxicos, cheios de metais pesados ou cancerígenos. Apenas dormir em uma casa cercada de cinzas e detritos pode ser perigoso. 

Leia mais: Enfermeiro dirige entre chamas para salvar vidas na Califórnia e ganha nova picape

"Você olha para cima e vê essas coisas penduradas nas árvores, e agora elas estão explodindo e caindo", disse Craig Covey, da Autoridade de Incêndio do Condado de Orange, a uma afiliada da CNN. 

O secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, declarou emergência de saúde pública no estado, de acordo com a ABC News. Dois hospitais e oito outras unidades de saúde tiveram que ser evacuados devido a incêndios florestais. E "as acomodações temporárias estão sendo sobrecarregadas pela superlotação e pelas doenças", de acordo com os repórteres do Washington Post. Mais de 120 pessoas ficaram doentes com o que parece ser um norovírus, infecção altamente contagiosa que pode ser transmitida através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminados.

Até mesmo a chuva, que ajudou a apagar o fogo, abriu espaço para novas ameaças. 

"Áreas que experimentam chuvas significativas após um incêndio florestal correm o risco de fluxos de detritos e inundações repentinas", alertou a delegacia do Condado de Butte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]