• Carregando...

Mais de 1,6 mil bombeiros combatiam neste domingo (17) o calor extremo e lutavam contra o vento para aplacar o incêndio mais destrutivo da história do Colorado, nos Estados Unidos, que consumiu até agora 22.250 hectares e destroçou 181 casas no estado.

O incêndio em High Park, uma floresta próxima à cidade de Fort Collins, está contido em 45% após oito dias de atividade, embora siga propagando-se rumo ao oeste, informou o jornal "The Denver Post".

"Vai levar mais um tempo até que este fogo se extinga, mas nosso desafio agora é assegurar-nos que fazemos tudo o que podemos para conter os danos", disse à imprensa o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, que visitou a área neste domingo.

O encarregado de operações de controle no parque, Bill Hahenberg, declarou ao jornal que os fortes ventos que se esperavam para hoje podiam agravar o panorama, e por isso os bombeiros planejavam "combater o fogo com menos fogo", em referência aos incêndios controlados para conter as chamas.

O incêndio, que começou no dia 9 de junho, causou numerosos danos às estruturas das casas, o que provocou milhares de evacuações na área.

No final de maio, um incêndio no Parque Nacional Gila do Novo México consumiu pelo menos 77 mil hectares, o que o transformou no maior da história desse estado.

Segundo os analistas, a combinação de seca e baixa umidade, a mudança climática e as mudanças no uso da terra provocarão uma série de incêndios similares nos estados do oeste dos EUA durante esta temporada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]