i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Atentado

Mais de 30 pessoas morrem em explosão no aeroporto de Moscou

Ao menos 31 pessoas morreram e mais de 130 se feriram em ataque suicida

  • PorG1/Globo.com
  • 24/01/2011 11:15
Reprodução de imagem da TV russa NTV mostra o trabalho dos paramédicos para salvar os feridos em ataque suicida no aeroporto de Moscou | AFP PHOTO/NTV
Reprodução de imagem da TV russa NTV mostra o trabalho dos paramédicos para salvar os feridos em ataque suicida no aeroporto de Moscou| Foto: AFP PHOTO/NTV

Pelo menos 31 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas em uma explosão no aeroporto internacional de Moscou nesta segunda-feira (24), segundo as autoridades russas.

O balanço foi divulgado por Sofia Maliavina, porta-voz do Ministério da Saúde. Segundo ela, 20 dos feridos estão em estado grave.

O incidente teria sido provocado por um homem-bomba, também segundo a Interfax, às 16h32 locais (11h32 do horário brasileiro de verão).

Um vídeo postado no site de compartilhamentos YouTube mostra o que seria o local pouco após a explosão, num cenário de destruição, com corpos espalhados pelo chão.

O porta-voz do Comitê de Instrução da Procuradoria da Rússia, Vladimir Markin, confirmou que a explosão foi um atentado terrorista.Desembarque

A explosão ocorreu na área de bagagem do setor de desembarque internacional do aeroporto Domodedovo, o principal do país, na periferia da capital, de acordo com a imprensa russa.

A imprensa russa relatou que fumaça se erguia do local, e pessoas em pânico, algumas sujas de sangue, fugiam pelas saídas de emergência.

A polícia intensificou a segurança no aeroporto e no metrô da cidade em seguida à explosão, segundo a agência Interfax. Relatos no Twitter indicam que ninguém entrava ou saía do aeroporto.

O Domodedovo é o aeroporto mais moderno de Moscou, mas sua segurança já havia sido questionada anteriormente pela imprensa.

Em 2004, dois suicidas embarcaram em aviões lá após teremo comprado passagens ilegalmente de funcionários do próprio aeroporto. Eles se explodiram em pleno ar, matando 90 pessoas em dois aviões.

Construído em 1964, o Domodedovo fica a cerca de 42 km a sudeste do centro de Moscou. Ele é o maior dos três principais aeroportos que servem à capital, e teve movimento de 22 milhões de passageiros em 2010.

O ataque derrubou o mercado de ações local Micex, que trabalha principalmente em rublos, em cerca de 2%.Medvedev

O presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, disse que os responsáveis pelo ataque serão descobertos e punidos.

"A segurança vai ser reforçada nos principais ramais de transporte", disse ele no site de microblogagem Twitter.

Medvedev também adiou sua viagem a Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial.Março de 2010

Moscou foi palco de um grande ataque terrorista em março de 2010, quando duas mulheres-bombas procedentes do Daguestão explodiram-se no metrô, matando 40 pessoas.

O governo da Rússia luta para conter a insurgência islâmica no Cáucaso do Norte, de maioria muçulmana.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.