• Carregando...

Mais de 400 pessoas foram detidas em vários estados dos Estados Unidos numa operação policial contra um grande cartel mexicano de narcotráfico, em que foram apreendidos US$ 45 milhões e 18 toneladas de drogas, informou o procurador-geral Alberto Gonzales.

Em entrevista coletiva em San Diego, Gonzales explicou na quarta-feira que a Operação "Imperador Imperial" foi iniciada após 20 meses de investigação sobre o cartel "Víctor Emilio Cazares-Salazar", que distribuía toneladas de drogas mensalmente nos EUA, segundo um comunicado do Departamento de Justiça.

As detenções foram feitas na Califórnia, Arizona, Illinois e Nova York. As 18 toneladas de drogas apreendidas incluem maconha, cocaína, metanfetamina, metanfetamina pura e heroína. Foram confiscados ainda US$ 6,1 milhões em propriedades e ativos, cem armas e 94 veículos.

- A operação é um exemplo da forte colaboração entre órgãos internacionais, federais, estaduais e locais, que desmantelaram uma das maiores organizações de tráfico de drogas entre México e EUA - disse Gonzales.

Segundo a investigação, o cartel transportava a droga por terra, mar e ar. A droga saía da Colômbia e da Venezuela e era levada por meio da América Central até o México, inclusive em aviões.

Do México, os narcóticos entravam nos EUA cruzando diversos pontos da fronteira do sudoeste americano, chegando a cidades como Los Angeles e San Diego. Em seguida, o cartel distribuía os entorpecentes nos estados de Nevada, Arizona, Nova York, Ohio, Colorado, Geórgia, Alabama, Arkansas, Kentucky e Texas, entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]