• Carregando...
Conflitos em Donetsk já levaram a morte de mais de 5 mil pessoas, segundo forças rebeldes | IGOR TKACHENKO/REUTERS
Conflitos em Donetsk já levaram a morte de mais de 5 mil pessoas, segundo forças rebeldes| Foto: IGOR TKACHENKO/REUTERS

Mais de 5 mil pessoas morreram e pelo menos outras 3 mil foram dadas como desaparecidas nos territórios da região ucraniana de Donetsk controlados pelos rebeles pró-Rússia, afirmou nesta quarta-feira (8) o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, Alexadnr Zakharchenko.

“Em 2014, no conflito morreram 3.684 pessoas, entre eles 523 mulheres e 65 crianças. Durante este 2015 morreram 1.212 pessoas. Mais de 3 mil estão desaparecidas”, disse Zakharchenko, citado pela agência separatista “DAN”.

O líder dos sublevados não detalhou se os milicianos mortos em combate com as forças de Kiev estão incluídos nestas estatísticas, que também não somam as baixas mortais na vizinha região de Lugansk nem os soldados ucranianos.

Zakharchenko acrescentou que durante os combates com as forças governamentais ucranianas, que começaram em maio do ano passado após a sublevação pró-russa nas regiões de Donetsk e Lugansk, foram destruídas quase 5 mil casas.

“Foram destruídos 63 hospitais, 150 colégios, 4.854 casas e 1.616 edifícios não habitados, incluindo fábricas, minas e complexos industriais”, declarou o chefe dos rebeldes.

Apesar dos acordos de paz de Minsk assinados em fevereiro, os separatistas pró-Rússia e os militares ucranianos se acusam diariamente de violar o cessar-fogo que rege na zona do conflito e de empregar armamento pesado.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de 6.500 pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia em pouco mais de um ano de conflito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]