• Carregando...

Miami (EFE) – O furacão Katrina, que já causou cinco mortes, inundações e graves danos em Miami e Everglades, seguia ontem sobre o Golfo do México em direção ao oeste. Até amanhã, ameaça atingir o litoral do noroeste da Flórida.

O governador do estado, Jeb Bush, declarou alerta de emergência nos condados de Dade-Miami e Broward, onde quinta-feira o Katrina, 15.ª tempestade tropical na atual temporada de furacões do Atlântico norte, ganhou terra firme com ventos de até 150 km/h. Ontem à tarde, os ventos chegavam a 160 km/h.

Pelo menos cinco pessoas morreram atingidas por árvores derrubadas pelo furacão, e outras cinco que navegavam em um veleiro a oeste da Flórida seguem desparecidas. Os ventos com força de furacão se estendem a até 40 quilômetros do centro, e os ventos com força de tempestade tropical se estendem a até 135 quilômetros a partir do olho do Katrina, segundo os especialistas.

Prejuízo

O rastro de destruição do Katrina, que atingiu ontem a categoria 2 na escala Saffir-Simpson (de 5 níveis), teria atingido entre R$ 600 milhões e R$ 2 bilhões, informam empresas de gestão de risco norte-americanas. Mais de 1,5 milhão de residências e estabelecimentos comerciais permanecem sem energia elétrica, e o blecaute de mais de 1,5 mil semáforos em Miami complica o tráfego. A população foi orientada a ficar em casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]