• Carregando...
 |
| Foto:

Local do impacto

Um vídeo divulgado pela Guarda Costeira italiana mostra o local onde o navio Costa Concordia teria batido, nas proximidades da Ilha de Giglio. As imagens feitas por mergulhadores mostram o que teria sido o primeiro ponto de impacto entre uma rocha e o cruzeiro Costa Concordia.

Assista ao vídeo

Autoridades italianas informaram que os mergulhadores que realizam buscas a bordo do Costa Concórdia encontraram mais um corpo no interior da embarcação nesta terça-feira (24). A descoberta, no terceiro andar do deck, eleva para 16 o número de corpos encontrados desde o naufrágio, ocorrido em 13 de janeiro.

Funcionários do escritório da prefeitura da Toscana disseram que não podiam confirmar as informações, divulgadas pela mídia italiana, de que o corpo era de uma mulher.

O anúncio foi feito enquanto uma grande plataforma, contendo um guindaste e outros equipamentos se fixou ao navio naufragado, assinalando o início das operações preliminares para a remoção do meio milhão de galões de combustível que está nos tanques no Costa Concórdia.

Mas a retirada do combustível não deve começar até sábado e será realizado em conjunto com as operações de busca das vítimas.

Retirada do combustível

Equipes de resgate começaram os preparativos nesta terça-feira para retirar os milhares de toneladas de combustível do navio de cruzeiro naufragado Costa Concordia, à medida que a busca por corpos continua 11 dias após a gigante embarcação italiana ter colidido com uma rocha e tombado.

Quinze corpos foram recuperados e mergulhadores continuam a busca por pelo menos 17 desaparecidos no navio de 290 metros de comprimento, que está semissubmerso e virado na lateral, próximo à Ilha de Giglio, na costa da Toscana.

A empresa holandesa de resgate SMIT trouxe uma barcaça com equipamente para retirar combustível, enquanto os mergulhadores instalam tanques externos que servirão para carregar mais de 2.300 toneladas de diesel que precisam ser bombeados do Concordia.

Especialistas em explosivos da Marinha também abriram um buraco no terceiro deck submerso para permitir que os mergulhadores continuem as buscas no navio, após descobrirem dois corpos de mulheres, até agora não identificados."Enquanto esta operação está a caminho, os esforços do resgate continuam simultaneamente", disse o porta-voz dos bombeiros, Claudio Chiavacci.

Autoridades têm se preocupado cada vez mais com a ameaça de um vazamento de óleo na reserva marinha onde ocorreu o acidente. O trabalho de remoção do diesel e lubrificantes tinha sido adiado para priorizar a busca de sobreviventes e corpos.

A preparação para começar a bombear o óleo para fora do navio leva dois dias e o trabalho real de retirada do combustível dos 17 tanques do cruzeiro deve levar outros 28 dias.

Autoridades rejeitaram os relatórios que mostravam que o óleo já havia começado a vazar, dizendo que o equipamento de monitoramento não havia mostrado poluição significativa se espalhando do navio naufragado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]