• Carregando...

Governo da Malásia disse na madrugada deste sábado (15) ter certeza que Boeing 777-200 da Malaysia Airlines foi desviado por alguém que sabia pilotar, mas não sabe dizer para onde nem a razão.

O voo MH370 partiu de Kuala Lumpur para Pequim e desapareceu com 239 passageiros e 12 tripulantes bordo.

Um funcionário do governo malaio envolvido nas investigações afirmou que uma pessoa com conhecimento de rotas aéreas e da posição dos radares pode ter desviado o avião. "Inevitavelmente seria um piloto experiente, competente e ativo. Essa possível pessoa saberia muito bem como evitar os radares civis, como se tivesse estudado muito bem o assunto", afirmou o empregado à agência de notícias AFP, segundo publicação no site do jornal Estãdo de São Paulo.

Mais cedo, especialistas americanos envolvidos na investigação disseram que o avião sofreu uma significativa mudança de altitude após perder contato com as torres de controle e alterou seu curso mais de uma vez enquanto ainda estava sob o comando do piloto.

O mistério em torno do caso, um dos mais intrigantes da história da aviação, já havia aumentado após a informação de que a aeronave teria deliberadamente sido desviada. A possibilidade foi apontada primeiro por fontes familiarizadas com a investigação, à agência Reuters, reforçando suspeitas de um ato criminoso.

De acordo com essas fontes, um avião não identificado seguiu uma rota entre dois pontos de balizamento definidos. Isso sugere que ele estava sendo pilotado por alguém com formação em aviação. A última vez em que a aeronave foi detectada por um radar militar, ela sobrevoava a costa noroeste da Malásia.

O deslocamento mostra que o avião viajava na direção das Ilhas Andaman, arquipélago que pertence à Índia, entre o Mar de Andaman e a Baía de Bengala. As investigações estariam focadas cada vez mais na teoria de que alguém que sabia pilotar desviou o avião deliberadamente. O governo malaio, no entanto, não sabe quem sequestrou e nem onde está o avião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]