• Carregando...
Casal malvinense se protege de chuva com bandeira britânica | Enrique Marcarian/Reuters
Casal malvinense se protege de chuva com bandeira britânica| Foto: Enrique Marcarian/Reuters

Números

Os britânicos encabeçaram o maior império da História em território, desmantelado no século 20.

Colônias• São os territórios britânicos ultramarinos - grupo do qual fazem parte as Ilhas Malvinas (veja infográfico).

Dependências • São apenas três: a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (Jersey e Guernsey). Elas não fazem parte do Reino Unido, embora sejam posse dele.

Commonwealth• O grupo de 54 países chamado de Comunidade das Nações reúne nações ligadas historicamente com o Império Britânico. A chefe dos reinados que fazem parte da Commonwealth e chefe também da organização é a rainha Elizabeth II.

Cristina Kirchner, presiden­­te da Argentina, falou nesta semana a um comitê da Organização das Nações Uni­­das (ONU). "Não somente as Malvinas são argentinas como são parte dos contornos sul-americanos", disse ela, que pediu para dialogar com o Reino Unido sobre quem é que manda no arquipélago. Apesar da proximidade com o país latino-americano (550 km), as ilhas são território britânico (a 14.000 km de distância).

A ONU, na figura do secretário-geral, Ban Ki-moon, aprovou o pedido de Cristina, enquanto o primeiro-ministro britânico, David Cameron, dias antes, se mostrou contra qualquer tipo de diálogo que envolva as palavras "Malvinas" e "Argentina".

Um referendo planejado para o ano que vem deve ouvir os quase 3 mil malvinenses, cuja assombrosa maioria, de acordo com pesquisas, quer continuar sob o mando da rainha Elizabeth II.

As Ilhas Malvinas são um­­ entre os 14 territórios britâ­­nicos ultramarinos (confira­­ infográfico). Antes, esses "territórios" eram chamados­­ simplesmente de "colônias". Tal­­vez tenham criado um termo politicamente correto para se referir aos países que preferem continuar sob o guarda-chuva da família real.

A geopolítica que envolve o Reino Unido é cheia de sutilezas. Imagine um alvo como gráfico: existe um círculo no meio e arcos ao redor deste.

No centro, estão as quatro nações da Coroa: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Ir­­lan­­da do Norte.

As Ilhas do Canal e a Ilha de Man pertencem aos britânicos, mas não fazem parte do Reino Unido. São as cha­­madas dependências da Co­­roa, no primeiro arco ao re­­dor do centro.

No arco seguinte, estão os 14 territórios ultramarinos (ou, com o perdão da palavra, as "colônias"). Desses, quase todos são ilhas, à exceção de um naco de terra e gelo na Antártida.

Quando os territórios de ultramar se tornaram independentes, eles entraram para a Comunidade das Nações – a "Commonwealth of Na­­tions" –, "que reúne as antigas colônias britânicas ou países com alguma ligação histórica com a Inglaterra", explica Wilson Maske, professor de História na Pontifícia Universidade Católica do Pa­­raná.

Os reinados dentro da Com­­­­monwealth estão no ar­­­­co­­ mais distante do alvo. São­­­ países como Austrália e­­ Ca­­nadá, ex-colônias que man­­dam no próprio nariz, mas­­ que ainda cantam o hino "God Save the Queen".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]