• Carregando...

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela voltou a ser hospitalizado nesta quarta-feira, "pouco antes da meia-noite", por uma "recaída de sua infecção pulmonar", informou hoje a Presidência da África do Sul através de um comunicado publicado em seu site.

"Temos plena confiança na equipe médica e sabemos que será feito o possível para garantir sua recuperação", disse no texto o presidente sul-africano, Jacob Zuma.

Além disso, Zuma desejou a Madiba (apelido de Mandela na África do Sul) uma rápida recuperação e pediu "aos sul-africanos e ao mundo" que rezem "por Mandela e sua família".

A Presidência da África do Sul aproveitou para pedir que a "privacidade" de Mandela seja respeitada para "deixar os médicos fazerem seu trabalho".

A nova internação é a quinta do ex-líder em pouco mais de dois anos.

Madiba, que durante 67 anos lutou contra o sistema racista do "apartheid", imposto pela minoria branca na África do Sul, sofre problemas respiratórios surgidos durante seus 27 anos de reclusão por parte do citado regime.

O ex-presidente foi hospitalizado em 9 de março para ser submetido a exames médicos rotineiros e teve um resultado satisfatório.

O prêmio Nobel da Paz de 1993 foi operado em dezembro por cálculos na vesícula e tratado de complicações respiratórias, durante uma estadia de mais de duas semanas no hospital.

O primeiro presidente negro da África do Sul vive entre Johanesburgo e Qunu, a cidade oriental onde passou sua infância, sob permanente vigilância medica.

Sua última aparição pública aconteceu na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]