• Carregando...
Guarda-chuva, que virou o símbolo do movimento em Hong Kong, é desenhado com garrafas de água | EFE/EPA/ALEX HOFFORD
Guarda-chuva, que virou o símbolo do movimento em Hong Kong, é desenhado com garrafas de água| Foto: EFE/EPA/ALEX HOFFORD

Manifestantes pró-democracia de Hong Kong anunciaram, antes que expirasse o ultimato do governo, sua retirada de alguns locais de protestos, apesar de continuarem com o movimento ao redor de prédios do executivo local.Eles, que há uma semana ocupavam o bairro comercial de Mong Kok, deixarão o local em direção ao bairro dos ministérios -onde se encontram outros manifestantes-, anunciou o Occupy Central, principal coalizão pró-democracia, em seu Twitter.

Os manifestante também anunciaram que abrirão a Lung Wo Road para a circulação, uma das principais vias da cidade, até agora bloqueada, para permitir que milhares de pessoas retornem ao trabalho nesta segunda-feira (6), após uma semana de paralisação em função das manifestações e de dois dias de comemorações da festa nacional chinesa.

No entanto, a decisão não foi imediatamente obedecida pelos estudantes, o outro grande grupo por trás do movimento. De fato, a Occupy Central indicou, um pouco mais tarde, que a via, brevemente evacuada, havia sido outra vez ocupada.

O chefe do executivo local, Leung Chun-ying, considerado uma "marionete" de Pequim pelos manifestantes que brigam por maior liberdade política, lançou, nesta noite, um ultimato para que os militantes se dispersassem e voltassem para casa.Leung Chun-ying expressou a determinação das autoridades para "tomar todas as medidas necessárias para restabelecer a ordem pública".

"É preciso permitir que os 7 milhões de habitantes de Hong Kong voltem para uma vida e o trabalho normais", afirmou.

Diálogo

Na noite de sábado (5), líderes estudantis aceitaram retomar o diálogo com o governo local.

O principal sindicato estudantil de Hong Kong, que suspendeu as negociações com o governo diante da falta de ação da polícia durante os ataques contra os manifestantes na sexta-feira, admitiu se reunir com as autoridades caso a omissão da polícia fosse investigada.

"O governo deve mostrar seu compromisso com a investigação dos fatos e dar uma explicação à opinião pública o mais rápido possível", disse a Federação de Estudantes de Hong Kong (HKFS), em referência às acusações de conluio entre as autoridades e a "tríade", a máfia chinesa.As autoridades de Hong Kong negaram firmemente que o governo tenha recorrido à "tríade" para atacar os manifestantes. "Estas acusações são fabricadas e excessivas", disse o secretário de Segurança de Hong Kong, Lai Tung-Kwok.

A Anistia Internacional, porém, denunciou que mulheres que participaram das manifestações foram vítimas de agressões sexuais e assédio.

"Mulheres e meninas foram alvos de agressões sexuais, assédio e intimidação", assinalou a AI, acusando a polícia de faltar com seu dever de proteger os manifestantes na noite de sexta-feira diante dos ataques da "tríade".

Hong Kong, ex-colônia britânica, enfrenta a sua maior crise política desde a devolução à China, em 1997.

A "revolução dos guarda-chuvas", como é chamada nas redes sociais, tem uma grande repercussão no exterior, onde houve concentrações de apoio em vários países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]