• Carregando...

Londres – Pacifistas de todo o mundo promoveram um dia de ações ontem para colocar foco à "guerra esquecida" em Darfur, onde milhares de pessoas foram mortas e mais de 2 milhões acabaram desabrigados. Em Nova Iorque, cerca de 20 mil pessoas se reuniram no Central Park para exigir que o governo dos Estados Unidos pressione os sudaneses a interromperem a matança e expulsão de moradores em Darfur e permitir que forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) entrem no país.

Em Londres, líderes de cristãos, muçulmanos e judeus fizeram um apelo e rezaram do lado de fora da residência do primeiro-ministro, Tony Blair, e manifestantes se concentraram do lado de fora da embaixada do Sudão. Blair tem afirmado que irá propor um pacote de incentivos para o Sudão aceitar as tropas como parte de uma nova iniciativa para acabar com a crise.

A região oeste do Sudão tem sido palco de violência étnica e política desde 2003, quando rebeldes pegaram em armas contra o governo. Uma recente estimativa do número de pessoas mortas em Darfur publicada na semana passada chegou a 200 mil pessoas ou mais. E os mais de 2 milhões de pessoas desabrigadas pelo conflito formaram uma das piores crises humanitárias do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]