• Carregando...

Cientistas anunciaram ontem o sequenciamento do DNA da espécie mais comum de mosquitos do mundo, cuja picada tem o potencial de transmitir vírus mortais e o parasita causador de sérias do­­enças. O inseto, cujo nome em la­­tim é Culex pipiens quinquefasciatus, mais conhecido como mos­­quito doméstico tropical, é o terceiro na tríade de mosquitos causadores de doenças que tiveram seu genoma sequenciado, destacaram dois estudos publicados na revista científica Science.

"O Culex pipiens quinquefasciatus é o mosquito mais disperso no mundo, e em termos de transmissão de doenças para humanos, é uma das três espécies mais importantes", explicou o professor Stephen Higgs, do Depar­­ta­­mento Médico da Universidade do Texas, em Galveston (UTMB), um dos autores da pesquisa. "Este trabalho nos dá uma plataforma fantástica para melhorarmos nossa compreensão sobre a dinâmica da infecção, o que precisa ser feito se quisermos encontrar formas de interromper a transmissão das do­­enças", acrescentou.

Cientistas de quase 40 instituições dos EUA e da Eu­­ro­­pa trabalharam no sequenciamento do genoma do mosquito doméstico tropical, que pode hospedar os vírus do oeste do Nilo e da encefalite de Saint Louis, bem co­­mo o parasita causador da elefantíase, uma doença que afeta o sistema linfático. As outras duas es­­pécies na tríade de grandes mosquitos causadores de doenças são o Anopheles gambiae, transmissor da malária, e o Aedes aegypti, que transmite a febre amarela e a dengue. Seus genomas foram se­­quenciados, respectivamente, em 2002 e 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]