• Carregando...
Cartão postal de Veneza, a praça São Marcos, ficou completamente alagada | Manuel Silvestri / Reuters
Cartão postal de Veneza, a praça São Marcos, ficou completamente alagada| Foto: Manuel Silvestri / Reuters

Veja que Veneza se prepara para a pior enchente em 30 anos

Grande parte de Veneza amanheceu inundada nesta segunda-feira (1), quando chuvas e ventos fortes fizeram o mar na cidade italiana atingir seu maior nível em 22 anos. Os serviços de ferryboat e táxi aquático foram suspensos. O prefeito, Massimo Cacciari, pediu que as pessoas fiquem em casa e que aqueles que estão a caminho de Veneza viajem apenas em casos "imprescindíveis". Turistas e moradores tiveram que enfrentar a água na altura do joelho para caminhar pela cidade, cercada por canais. Um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade, a praça São Marcos ficou completamente alagada.

O Centro Maree, que mede o nível do mar, disse que o as águas do mar Adriático - que banha a cidade - subiram 1,56 metro, nível não alcançado desde 1986. Estava previsto que a maré chamada "água alta" alcançasse 1,6 metro, o que não acontece desde 1979. O fenômeno pode inundar toda a cidade.

A maré mais alta foi registrada em 4 de novembro de 1966, quando as águas na cidade chegaram a 1,94 metro. Fundada sobre ilhas pantanosas no século XV, Veneza sofre com inundações periódicas provocadas pela subida da maré. O governo lançou um projeto bilionário para conter o avanço do mar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]