• Carregando...

Atualizado em 11/04/2006 às 22h53

Em sua primeira entrevista desde que retornou à Terra, no último sábado, o astronauta brasileiro Marcos Pontes deu maiores detalhes sobre a viagem histórica e falou sobre a emoção de viajar ao espaço pela primeira vez.

- No começo, eu fiquei meio atrapalhado. Não tinha os 'macetes' e fazer coisas simples, como voar de um lugar para outro, tomavam tempo. Mas ver a Terra passando lá em baixo leva a gente a pensar em tudo o que aconteceu até aquele momento. Você lembra que um dia sonhou com aquilo e só consegue pensar em coisas boas. As coisas ruins não têm peso no espaço - brincou, fazendo alusão à ausência de gravidade dentro da Estação Espacial Internacional.

Marcos Pontes disse ter filmado e fotografado tudo o que podia e só lamentou não ter conseguido jogar futebol no espaço.

- É muito complicado - disse rindo.

No entanto, ele disse ter cumprido todo o programa de experiências — oito ao todo.

— A viagem superou todas as expectativas — disse Pontes.

Pontes está em observação na Cidade das Estrelas, perto de Moscou. Trata-se de um procedimento obrigatório, para observar eventuais problemas médicos, muito pouco prováveis no caso de Pontes, que ficou só 10 dias no espaço. Ele deverá voltar ao Brasil no dia 20.

Marcos Pontes disse que pretende usar a experiência adquirida na viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) para estimular o programa espacial brasileiro. Ele lembrou que, além da viagem promovida pelos russos, teve participação no programa americano e fez um treinamento durante três anos com técnicos japoneses.

Sobre as próximas atividades, ele respondeu:

- Vamos ver como vai ser; não, nós vamos fazer sim.

Pontes informou ainda que mantém boas relações com os técnicos europeus:

- Eu pretendo usar isso para realizar meus projetos.

Ao lembrar que nesta quarta-feira se comemora o 45º aniversário da viagem do cosmonauta Iuri Gagarin ao espaço, em 1961, Pontes disse que o russo foi seu herói e que se sente muito feliz por ser comparado a ele pelos russos.

A entrevista desta terça-feira foi a última de Pontes na Rússia. Ele permanece no país até o próximo dia 19 quando termina o período de readaptação. O astronauta volta ao Brasil no dia 20 para encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas na semana seguinte, mais precisamente no dia 28, já embarca novamente para a Rússia, onde será homenageado juntamente com outros astronautas.

Boletim divulgado na segunda-feira informou que o astronauta brasileiro passou por check-up e que a saúde dele é excelente.

Os médicos russos brincaram:

- Será que ele foi mesmo ao espaço?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]