• Carregando...

A Marinha australiana começou a resgatar 105 refugiados de um navio que enfrentou dificuldades, nesta terça-feira (20), ao norte da Ilha Christmas, no Oceano Índico.

A Autoridade Australiana de Segurança Marítima (Amsa, na sigla em inglês) recebeu um pedido de socorro na manhã desta terça-feira (horário local) feito por celular de uma pessoa a bordo.

"O barco estava a cerca de 120 milhas náuticas ao norte da Ilha Christmas, e segundo nos informaram levava 105 pessoas a bordo", disse o porta-voz da Amsa, que declarou um alerta para toda a região.

O navio HMAS Parramata, da Marinha Australiana, chegou ao local por volta das 12h30 (23h30 de segunda-feira no horário de Brasília) quando o barco estava prestes a afundar. Não há informações sobre mortos.

O trabalho de resgate acontece em meio à campanha para a eleição de 7 de setembro, em que a proteção das fronteiras e políticas mais duras para deter refugiados são questões importantes.

A Ilha Christmas é um destino frequente para barcos de refugiados da Indonésia, e é uma rota preferencial para contrabandistas.

Mais de 18 mil refugiados já chegaram ao território australiano desde janeiro, o que levou a Austrália a anunciar que todos os requerentes de asilo recém-chegados de serão enviados para Papua Nova Guiné ou para a nação-ilha de Nauru para processamento e reassentamento de refugiados, se suas reivindicações forem aceitas.

Desde 2001, cerca de mil pessoas morreram durante a tentativa de chegar á Ilha Christmas de barco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]