Ouça este conteúdo
Em votação neste domingo (9), Mark Carney foi eleito para liderar o Partido Liberal e assumir o cargo de primeiro-ministro do Canadá, no lugar de Justin Trudeau, até as eleições gerais previstas para 20 de outubro. Ele recebeu 85,9% dos votos dos membros do partido.
Carney tem 59 anos, nasceu em Fort Smith, no noroeste do país, é economista formado pela Universidade de Harvard, com doutorado em Oxford. Chefiou o Banco Central do Canadá de 2008 a 2013 e em 2013 assumiu a presidência do Banco Central da Inglaterra. Em 2020, assumiu a chefia da agência Brookfield Asset e renunciou o cargo em janeiro de 2025 para concorrer as eleições.
O novo primeiro-ministro se posiciona como centrista e suas propostas estão pautadas no equilíbrio do orçamento, limitação da imigração, redução dos gastos do governo e reforma do sistema tributário. Em uma publicação feita na rede social X, o premiê disse que mesmo não sendo um político de carreira considera-se “um pragmático que faz as coisas acontecerem” .
O Canadá enfrenta uma grave crise econômica, especialmente em virtude do anúncio de tarifas de 25% sobre preços de produtos canadenses, impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. “A forte resposta do Canadá às tarifas injustificadas dos EUA está tendo um impacto. Estou orgulhoso da frente unida de trabalhadores, mão de obra, empresas, governos federais e provinciais que ajudam o Canadá a navegar por esta crise”, afirmou Carney diante da situação.
Escolha de um novo líder
A eleição para um líder acontece depois da renúncia de Justin Trudeau, em 6 de janeiro de 2025, por um desempenho insatisfatório em pesquisas eleitorais e sucessiva queda de popularidade. Trudeau estava no cargo há 10 anos. Eleitores canadenses começaram a cobrar por mudanças a partir da alta da inflação, aumento do custo de vida e das taxas de hipotecas, além da crise imobiliária.