• Carregando...

Washington - Embora o debate da noite de terça-feira entre os dois candidatos à Casa Branca, Barack Obama e John McCain, tenha sido considerado "morno" pela maior parte dos analistas, uma frase rendeu polêmica e virou destaque na imprensa americana nesta quarta-feira.

Criticando o voto de Obama, no Senado, a favor de uma lei que supostamente favoreceu às grandes petrolíferas americanas em 2005, McCain afirmou: "Você sabe quem votou nela? Você nunca adivinharia. Aquele lá. Você sabe quem votou contra? Eu".

Logo após o comentário de McCain e novamente depois do fim do debate, o porta-voz da campanha democrata, Bill Burton, enviou por e-mail uma mensagem à imprensa, destacando a maneira como McCain havia se referido a Obama.

"John McCain acabou de se referir a Obama como ‘aquele lá’?", perguntou Burton, criticando o caráter pejorativo da expressão.

Em declaração após o embate, o diretor da campanha democrata, David Plouffe, voltou a falar da frase de McCain. "McCain está tão chateado com o estado de sua campanha, que se referiu a Barack Obama como "aquele lá" – da última vez ele não conseguia olhar para o senador Obama, desta vez ele não conseguiu dizer seu nome’’, afirmou, em referência ao primeiro debate presidencial, dia 26 de setembro, na Universidade de Mississippi.

Segundo o colunista do site americano Politico.com, Ben Smith, a frase foi "o momento mais memorável do debate". "Aquele lá" tem associações com coisas negativas, terroristas, etc", afirmou Smith.

Questionado sobre a frase polêmica de McCain, o conselheiro da campanha republicana Charlie Black afirmou que não acreditava que McCain pretendia ofender Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]