• Carregando...

A rodada de diálogos entre israelenses e palestinos desta quinta-feira (17) terminou sem avanços na discussão das negociações de paz. A reunião, inicialmente agendada para quarta-feira (16), foi adiada em função do funeral do policial israelense morto em Hebron, na Cisjordânia na última segunda-feira (14).

O mediador norte-americano Martin Indyk, que comanda as negociações de paz, deve se reunir separadamente com representantes de ambas as partes nesta sexta-feira (18), numa tentativa de estender os diálogos entre israelenses e palestinos além do prazo de 29 de abril, determinado pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em 2013.

As negociações, que buscam atingir uma solução bi-estatal para o conflito no Oriente Médio, atingiram um impasse no início do mês quando o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, assinou um pacote de tratados e convenções internacionais, o que foi encarado por Israel como uma violação das promessas feitas pelos palestinos na retomada dos diálogos de paz, em julho do ano passado.

Os representantes palestinos acusam Israel de criar o impasse, se negando a libertar o último grupo de prisioneiros prometidos no retorno das negociações. Dos 104 prisioneiros palestinos a serem libertados, 26 ainda aguardam a liberação por parte de Israel.

Palestinos se reuniram em Gaza e na Cisjordânia nesta quinta-feira (17) para manifestar sua solidariedade aos prisioneiros, depois da negativa israelense de libertar presos veteranos.

Na última terça-feira (15), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu criticou a Autoridade Palestina por "incitar o ódio a Israel" e não condenar os ataques a israelenses na Cisjordânia. Em resposta, Abbas declarou em comunicado que "condenava a violência e os assassinatos de israelenses e palestinos".

Apesar do impasse, o porta-voz da Autoridade Palestina, Nabil Abu Rudeina, indicou que as negociações de paz podem se estender, caso Israel libere o último grupo de prisioneiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]