• Carregando...
Pesquisador alemão desenvolve um robô humanoide com uma versão da impressora 3D. Aparato semelhante foi usado para criar osso usado na cirurgia inovadora na China | INA/FL/INA FASSBENDER
Pesquisador alemão desenvolve um robô humanoide com uma versão da impressora 3D. Aparato semelhante foi usado para criar osso usado na cirurgia inovadora na China| Foto: INA/FL/INA FASSBENDER

Uma equipe médica da China implantou com sucesso um esterno de titânio fabricado com impressora 3D em uma mulher que sofria de um tumor nesse osso (localizado no tórax), a primeira operação deste tipo realizada no país.

A operação foi realizada no final de junho no hospital Tangdu de Xian, capital da província central de Shaanxi, informou nesta quinta-feira (9) a agência oficial “Xinhua”.

A receptora, de sobrenome Gu, é uma aposentada de 54 anos da província central de Henan e está se recuperando da operação, apesar de não ter sofrido nenhuma complicação, segundo confirmou a paciente.

Gu foi diagnosticada, no ano passado, com um tumor em seu esterno, que media entre 6 e 7 centímetros de diâmetro antes da operação, explicou Wang Xiaoping, cirurgião do hospital que a operou.

Os médicos dedicaram meio mês para desenhar a estrutura e pediram ajuda de um laboratório especializado da Universidade Politécnica do Noroeste para imprimi-lo com tecnologia 3D.

Os implantes fabricados com impressora 3D se espalharam pela China desde o ano passado impulsionados sobretudo pelo Hospital da Universidade de Pequim, dois anos após realizar a primeira operação com um implante deste tipo.

Pesquisadores chineses em medicina averiguam também a construção de órgãos mediante as técnicas de impressão 3D.

No ano passado especialistas da Universidade Huazhong da província oriental de Zhejiang afirmaram ter conseguido “criar” protótipos de rins humanos com esta nova tecnologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]