• Carregando...

Os médicos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela consideram que ele fez "progressos suficientes" para poder voltar para casa, afirmou nesta quinta-feira o porta-voz da presidência, um dia depois da volta do Prêmio Nobel da Paz a sua residência de Johannesburgo, após 19 dias de internação.

"Os médicos concluíram que havia feito progressos suficientes para deixar o hospital. Agora receberá o tratamento em casa", declarou Mac Maharaj.

Com 94 anos, o herói da luta contra o apartheid foi internado em um hospital de Pretória em 8 de dezembro por uma infecção pulmonar. Depois, em 15 de dezembro, foi submetido a uma operação para retirada de cálculos biliares.

Perguntado sobre o retorno de Mandela a sua casa de Qunu, sua cidade de infância na província Oriental do Cabo, Maharaj afirmou que "a data de volta de Madiba (apelido carinhoso de Mandela para os compatriotas) é algo que depende completamente de sua vontade".

"Faremos o que desejar", completou.

"Mas no momento, os médicos consideraram que era necessário e bom que permanecesse em Houghton (bairro de Johannesburgo), perto de todas as instalações onde pode receber um tratamento de alta qualidade", explicou.

Com a intenção de preservar sua vida privada, as autoridades divulgaram poucas informações nas últimas semanas. O retorno de Mandela a sua casa aconteceu de maneira discreta no dia 26 de dezembro, feriado na África do Sul.

O ex-chefe de Estado tem uma residência em Houghton, bairro de luxo de Johannesburgo, mas vivia nos últimos meses em sua cidade natal de Qunu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]