Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

Uma equipe de médicos turcos realizou neste sábado (21) o primeiro transplante de rosto da história da Turquia no hospital universitário de Antalya, cidade turística no litoral mediterrâneo.

Segundo a imprensa local, a equipe médica da Universidade de Akdeniz realizou o transplante em um paciente de 19 anos, que sofreu queimaduras no rosto quando tinha apenas um mês de vida.

O tecido usado pelos médicos veio de um doador, de 45 anos, que morreu em um acidente de trem. Apesar da operação ter sido considerada um sucesso, o especialista Ömer Özkan, chefe da equipe médica, advertiu que os próximos 15 dias serão cruciais para o paciente.

No mesmo tempo e no mesmo hospital, outra equipe realizou uma segunda operação, a qual contou com os membros do mesmo doardor e também teve um caracter inédito. Mas, neste caso, o transplante foi de de dois braços e uma perna, o primeiro do mundo.

Segundo a agência "Anadolu", o paciente que foi submetido ao segundo transplante era um homem que perdeu os membros ao ser eletrocutado quando tinha onze anos de idade.

O transplante de rosto de Antalya é o primeiro da Turquia e o 20º realizado no mundo, contando a partir da operação parcial feita com a francesa Isabelle Dinoire em 2005. EFE

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]