• Carregando...
coronavírus coreia do sul
Veículo militar pulveriza desinfetante para prevenção do coronavírus na Coreia do Sul| Foto: YONHAP/AFP

Os novos casos diários de coronavírus registrados fora da China superaram os números relatados dentro do país onde a epidemia começou. Nesta quinta-feira, os dados diários da Coreia do Sul haviam superado os novos casos na China.

A Itália passou a ser o epicentro de um surto na Europa e há temores quanto à propagação do coronavírus pelo mundo a partir do país. O primeiro caso registrado no Brasil, por exemplo, é originário da Itália.

O Irã, por sua vez, é o país com mais casos no Oriente Médio e o segundo em número de mortes em todo o mundo. A falta de informações vindas do regime de Teerã causa ainda mais preocupações de que a doença possa sair de controle e afetar os vizinhos.

Veja quais medidas esses países estão adotando para conter a disseminação do coronavírus.

Itália, o epicentro do coronavírus na Europeia

Na Itália, as regiões de Lombardia e Veneto, ao norte do país, são mais afetada pelo coronavírus. Mais de 500 casos foram confirmados até esta quinta-feira.

- Pelo menos 11 cidades no norte foram bloqueadas. Com isso a entrada e saída de pessoas foi restringida e o comércio fechado - apenas mercados e farmácias permanecem abertos. Cinquenta e cinco mil pessoas foram afetadas por esta medida.

- Em Milão, capital da Lombardia e centro financeiro italiano, escolas, museus, bares e cinemas ficarão fechados por pelo menos sete dias. O Salão Internacional do Móvel de Milão, que aconteceria em abril, foi adiado para junho.

-Em Veneza, o carnaval foi cancelado e museus também foram fechados.

-Autoridades italianas estão investigando os procedimentos adotados em um hospital da região de Lombardia depois de relatos de que os médicos demoraram para fazer o teste na paciente que, acredita-se, tenha sido a primeira diagnosticada com o coronavírus na Itália.

-A Itália anunciou que não vai fechar suas fronteiras.

Coreia do Sul, segundo maior número de casos

A Coreia do Sul é o país com maior número de casos de coronavírus, com exceção da China. Houve um aumento significativo na última semana, especialmente nos arredores da cidade de Daegu, devido à disseminação do vírus entre membros de um grupo religioso e em um hospital próximo. Mais de 1.700 casos foram confirmados.

-Em 23 de fevereiro o governo sul-coreano elevou o alerta para doenças infecciosas ao nível máximo.

-Moradores das regiões de Daegu e Gyeongbuk foram solicitados a não ir a eventos públicos e as autoridades também aplicaram a eles algumas restrições de mobilidade.

-A volta às aulas foi adiada por uma semana.

-Pessoas que chegaram da China foram colocadas em quarentena.

-O governo recomendou aos empregadores que, por 14 dias, liberassem seus funcionários ou permitissem que eles trabalhassem de casa.

-Trabalhadores que têm contato com o público foram orientados a usar máscaras.

-Os exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos foram cancelados.

Irã, epicentro do coronavírus no Oriente Médio

O Irã confirmou 22 mortes e 141 infecções por coronavírus até esta quinta-feira, mas o número de casos tende a ser maior porque a taxa de mortalidade está muito acima da média registrada em outros países, em torno de 2%.

-O presidente Hassan Rouhani disse nesta quinta que não há planos para colocar cidades inteiras em isolamento. As quarentenas serão orientadas individualmente a cada paciente.

-As pessoas foram avisadas a não frequentar lugares lotados e a não viajar para Qom, cidade onde o maior número de casos está sendo registrado.

-Em Teerã, a polícia proibiu o uso de narguilés em cafeterias e casas de chá.

-Nas províncias mais afetadas (Qom e Teerã), escolas e universidades suspenderam as aulas. Eventos esportivos e lançamentos de filmes foram cancelados.

-O parlamento anunciou que vai condenar ao açoitamento e até três anos de prisão pessoas que espalherem boatos sobre o coronavírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]