• Carregando...

Russos iniciam retirada

O presidente russo Dimitri Medvedev afirmou ontem que as tropas russas concluiriam ontem, "antes da meia-noite", sua retirada das zonas de segurança da Geórgia. Uma coluna de blindados e tanques russos deixou o principal posto de controle perto da região separatista georgiana da Ossétia do Sul na etapa final de sua retirada das zonas de segurança na Geórgia.

Leia a matéria completa

Evian - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, lançou ontem a idéia de um tratado internacional de segurança, "baseado no princípio da inadmissibilidade do uso da ameaça e da força''. Também criticou duramente os Estados Unidos, em razão da "determinação de reforçar sua dominação global''.

Ele discursou na cidade francesa de Evian e criticou a "mentalidade da guerra fria'' que a seu ver ainda predomina no governo americano.

Nicolas Sarkozy, o presidente francês, disse acreditar na consistência de um novo tratado, mas afirmou que ele não poderia ser implantado sem o acordo explícito e a participação dos Estados Unidos.

A seu ver, a idéia de Medvedev precisaria conviver com as duas estruturas de defesa existentes – a Otan, aliança militar ocidental, e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa. Ele convidou a Rússia a participar das forças de paz que a União Européia mantém no Chade.

A proposta de Medvedev retoma um projeto apresentado no ano passado, em Munique, por seu predecessor, Vladimir Putin. Ele se referiu a um tratado de defesa que englobaria uma faixa desde Vancouver, oeste canadense, até Vladivostok, cidade russa no litoral do Pacífico.

"Nenhum Estado e nenhuma única organização internacional possui os direitos exclusivos de manter a paz e a estabilidade na Europa'', afirmou o presidente russo. Disse que o tratado proposto não substituirá organismos já existentes. Mas deu claramente a entender que seu propósito é neutralizar o oligopólio militar dos Estados Unidos.

Analistas acreditam que dificilmente Washington concordaria em diluir sua autoridade numa nova aliança com a Rússia, país com o qual tem hoje relações conflituosa, em razão do conflito de agosto na Geórgia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]