• Carregando...
Rumo aos EUA, imigrantes da América Central fazem uma parada em Ixtepec, no estado de Oaxaca, no México
Rumo aos EUA, imigrantes da América Central fazem uma parada em Ixtepec, no estado de Oaxaca, no México| Foto: Francisco RAMOS/AFP

Uma menina guatemalteca de 10 anos que estava migrando para os Estados Unidos com sua mãe morreu sob a custódia do governo mexicano na noite de terça-feira (14), informou a agência de imigração do México nesta quinta-feira (16). Segundo as autoridades, ela recentemente havia sido tratada para uma "dor de garganta".

É a primeira vez, na história recente, que uma criança imigrante morre sob custódia do governo mexicano. O caso ocorre em um momento em que o país parece estar reprimindo os imigrantes que passam por seu território a caminho dos EUA. Entre janeiro e abril, o México deportou 39.653 pessoas.

Também na terça-feira, um menino guatemalteco de dois anos e meio morreu em El Paso, no Texas, várias semanas depois de ter sido detido pelas autoridades de imigração dos EUA. Ele é a quarta criança imigrante a morrer depois de ser detida na fronteira sul, desde dezembro de 2018.

De acordo com uma autoridade do Instituto Nacional de Migração, que falou sob condição de anonimato, a menina e sua mãe chegaram ao estado de Chihuahua, no norte do México, quando foram resgatadas pela imigração – as autoridades mexicanas costumam usar a palavra "resgatado" ao descrever migrantes que são detidos e deportados.

Funcionários da imigração não esclareceram se a criança e a mãe foram presas ou se voluntariamente concordaram em retornar à Guatemala. Informaram apenas que ambas foram examinadas por profissionais médicos em Chihuahua e, após serem consideradas saudáveis, foram enviadas de ônibus para a Cidade do México, a 17 horas de carro.

Depois de chegar à Cidade do México, porém, a menina foi levada imediatamente para um hospital pediátrico com dor de garganta. As autoridades mexicanas não informaram quanto tempo depois ela morreu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]