• Carregando...
O garoto Falcon Heene protagonizou uma cena de filme de aventura | Rick Wilking/Reuters
O garoto Falcon Heene protagonizou uma cena de filme de aventura| Foto: Rick Wilking/Reuters
  • O balão de hélio voou cerca de 90 quilômetros, de Fort Collins a Keenesburg
  • Veja onde onde o balão caiu

Fort Collins, Colorado - Falcon Heene, o menino de 6 anos que, temia-se, teria ficado à deriva a bordo de um balão, foi encontrado são e salvo no interior de sua casa, informou a polícia do condado de La­­rimer, no estado americano do Colorado. O garoto estava es­­condido em uma caixa no sótão da garagem da casa da família, informou o xerife Jim Alderman em entrevista coletiva.

O balão de hélio caseiro voou à deriva por cerca de duas horas ontem e mobilizou uma grande operação de resgate no Colorado, região central dos Estados Uni­­dos, em meio aos rumores de que a criança estaria a bordo. Quando o balão caiu, no entanto, não havia ninguém dentro.

De acordo com os relatos di­­vulgados pela polícia e pela mí­­dia norte-americana, o pequeno Falcon Heene teria sido visto en­­trando no balão por um de seus irmãos mais velhos. No entanto, após analisar o equipamento caído, a polícia passou a acreditar que o menino não chegou a en­­trar no artefato.

"Achamos que ele não caiu, que ele está em algum lugar em terra", especulou Eloise Cam­­pa­­nella, porta-voz da polícia local.

Chegou a ser ventilada a hipótese de que Falcon teria entrado em uma cesta presa ao balão e que ela teria caído logo no início do voo. Algumas testemunhas che­­garam a afirmar que viram algo se desprender do objeto voador.

O balão era um "experimento científico" dos pais da criança, Richard e Mayumi Heene, e estava amarrado no quintal da casa da família. Segundo um site de relacionamentos, os Heenes são cientistas amadores que se dedicavam a "procurar por alienígenas" e pesquis ar sobre tempestades. O balão em formato de disco voador seria enviado para colher dados durante uma tempestade.

O artefato construído pelos pais de Falcon voou de Fort Col­­lins a Keenesburg, cerca de 90 quilômetros, e chegou a uma al­­titude aproximada de 3 mil me­­tros, segundo a polícia.

A Guarda Nacional enviou um helicóptero militar OH-58 Kiowa para o resgate, e outra ae­­ronave se preparava para decolar. A ideia era lançar um cabo para capturar o balão.

Pilotos de ultraleves também foram acionados; eles tentariam jogar pesos sobre o balão, para fazê-lo perder altitude. Mas o equipamento acabou murchando sozinho, o que o fez desacelerar e cair em um campo.

Depois da queda, sem sinais da presença de Falcon, as buscas se concentraram no bairro em que mora a família.

Bob Licko, de 65 anos, um vizinho da família, disse que estava saindo de casa quando viu uma agitação nos fundos e viu um dos irmãos de Falcon com uma câmera. "Um dos garotos gri­­tou que seu irmão estava no ar", contou.

As cenas do estranho balão voando desgovernado foram transmitidas ao vivo e comoveram o país.

Mas o episódio também causou transtornos no tráfego aéreo do Colorado. A Agência Federal de Aviação cancelou por 15 mi­­nutos todas as decolagens do ae­­roporto de Denver. Os controladores aéreos tiveram de desviar os voos na rota do balão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]