• Carregando...
Presidente Luis Lacalle Pou anunciou formalização do pedido um dia depois de demais integrantes do Mercosul ameaçarem entrar com ação contra o Uruguai
Presidente Luis Lacalle Pou anunciou formalização do pedido um dia depois de demais integrantes do Mercosul ameaçarem entrar com ação contra o Uruguai| Foto: EFE/Raúl Martínez

O Uruguai apresentou formalmente nesta quinta-feira (1º) um pedido de adesão à Parceria Transpacífica, acordo de livre-comércio do qual fazem parte 11 países da Ásia, da América e da Oceania.

“O ministro das Relações Exteriores, Francisco Bustillo, acaba de formalizar o pedido de adesão à Parceria Transpacífica na Nova Zelândia. Mais oportunidades para o nosso país e para o nosso povo. Um Uruguai aberto ao mundo. Confiamos nos uruguaios e em todo o seu potencial”, escreveu no Twitter o presidente Luis Lacalle Pou.

O chefe de Estado uruguaio tem desagrado os outros integrantes do Mercosul devido à busca por parcerias fora do bloco, como um acordo de livre-comércio que está sendo negociado com a China.

Na quarta-feira (30), as coordenações nacionais da Argentina, do Brasil e do Paraguai perante o Grupo Mercado Comum do Mercosul ameaçaram tomar medidas judiciais contra os uruguaios caso Montevidéu apresentasse o pedido de adesão à Parceria Transpacífica.

Em comunicado conjunto, os três países informaram que “se reservam o direito de adotar quaisquer medidas que considerem necessárias para defender seus interesses nas áreas jurídica e comercial”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]