• Carregando...
 | France Diplomatie/
| Foto: France Diplomatie/

Pouco mais de um ano após o ataque de fundamentalistas islâmicos à sede do jornal Charlie Hebdo, centenas de mesquitas na França convidam a população para um “chá de fraternidade”, uma iniciativa que pretende defender um Islã de “harmonia”.

“Nós nos perguntamos o que poderíamos fazer para reforçar a harmonia e a coesão nacionais. Em vez de voltarmos aos acontecimentos trágicos, parecia mais útil manter o espírito de 11 de janeiro”, disse à AFP Anuar Kbibesh, presidente do Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM).

Kbibesh acrescentou que o objetivo da iniciativa “é promover a convivência e troca entre os fiéis e todos os nossos cidadãos” e aproveitar a oportunidade para ressaltar “os verdadeiros valores do Islã contra os clichês que o unem a violência e terrorismo” .

Após os ataques do último 13 de novembro em Paris, que provocaram a morte de 130 pessoas, a polícia realizou diversas operações em locais de cultos muçulmanos. Pelo menos três foram fechados.

“Acredito que está na hora de superarmos estes episódios”, avaliou Kbibesh, sublinhando o risco das “estigmatizações”.

O “chá de fraternidade” assumirá diversos formatos: terá visitas guiadas, debates, oficinas de caligrafia, assistência para as cinco orações diárias e a oferta de bebidas quentes e doces. Grande parte das 2.500 mesquitas do país participarão da iniciativa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]