• Carregando...

A revista Forbes elegeu o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, como o bilionário mais poderoso do mundo. Em segundo lugar ficou o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, seguido do industrial indiano Lakshimi Mittal e do megainvestidor Warren Buffett. Os critérios usados pela Forbes para eleger os bilionários mais poderosos foram o tamanho e o setor de suas indústrias, a influência política que exercem e as fortunas que possuem.

Segundo a Forbes, o que alçou Bloomberg ao topo da lista anual dos mais poderosos da revista foi a combinação de riqueza, influência nos meios de comunicação e proeza política. Além de governar a "maior e mais complexa metrópole dos Estados Unidos", o prefeito de Nova Iorque é dono da Bloomberg LP, um conglomerado de mídia financeira que lhe garante riqueza bilionária.

O segundo colocado do ranking possui perfil semelhante. Berlusconi controla grande parte do mercado italiano de televisão e é dono da Fininvest, uma empresa de seguros de vida, produção de cinema e equipes desportivas. E no momento em que a crise financeira fortalece os governos, as ações do primeiro-ministro italiano se tornam ainda mais influentes. A revista cita o exemplo do poder sobre o mercado acionário - ações da montadora italiana Fiat subiram 6% no início deste mês após Berlusconi prometer ajuda à indústria automobilística da Itália.

O terceiro bilionário mais poderoso, segundo a Forbes, é o industrial indiano Lakshimi Mittal. Apesar de ter perdido US$ 24,5 bilhões entre março e novembro de 2008, ele ainda controla 10% da produção mundial de aço através de sua empresa ArcelorMittal.

Atualmente no topo da lista dos mais ricos do mundo, o megainvestidor americano Warren Buffett é considerado pela Forbes o quarto bilionário mais poderoso. Ele dá conselhos ao presidente Barack Obama e, em plena crise econômica, têm injetado preciosos recursos em empresas como Goldman Sachs e General Electric.

Confira no site da Forbes a lista completa dos bilionários mais poderosos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]