• Carregando...
O presidente da Argentina, Javier Milei
O presidente da Argentina, Javier Milei| Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

O presidente da Argentina, Javier Milei, justificou nesta quinta-feira (28) suas críticas contra o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e o do México, Andrés Manuel López Obrador, feitas durante uma entrevista concedida à emissora CNN en Español, que irá ao ar neste domingo (31).

Na entrevista, o libertário chamou Petro de “assassino terrorista” e o presidente mexicano de “ignorante”, criticou o socialismo e instou os líderes de esquerda a “repensar” suas políticas ideológicas.

Nesta quinta, Milei justificou tais falas apresentando por meio de sua conta no X (antigo Twitter), imagens de notícias onde tanto Petro quanto López Obrador o atacam com diversas ofensas. Em uma delas, o presidente colombiano compara Milei ao ditador nazista Adolf Hitler e López Obrador o chama de “fascista conservador”

"Aqui estão algumas das coisas que Petro me disse" e "algumas das muitas agressões de AMLO [sigla utilizada para Andrés Manuel López Obrador]" foram as mensagens publicadas por Milei ao compartilhar as notícias.

Nesta quarta-feira (27), Petro decidiu ordenar a expulsão de diplomatas da embaixada argentina em Bogotá por causa da fala de Milei.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia afirmou, em comunicado publicado nesta quinta, que o governo colombiano "repudia as declarações feitas pelo Sr. Javier Milei, presidente da Argentina [...] nas quais ele se expressa de forma denegridora contra o presidente da Colômbia, o respeitado Sr. Gustavo Petro".

"Não é a primeira vez que o Sr. Milei ofende o presidente colombiano, afetando as relações históricas de irmandade entre Colômbia e Argentina", comentou a chancelaria colombiana, acrescentando que todas essas expressões "prejudicaram a confiança da Colômbia, além de ofender a dignidade de Petro, ressaltando que ele foi eleito de forma democrática".

A CNN publicou uma prévia da entrevista com Milei em seu site, onde também afirma - embora não tenha compartilhado o trecho do vídeo - que em uma parte da entrevista o argentino, que assumiu o cargo de presidente em dezembro do ano passado, disse sobre Petro que "não se pode esperar muito de alguém que foi um terrorista assassino".

Nesta quinta-feira, o presidente do México se pronunciou sobre as falas de Milei, que o chamou de “ignorante”. López Obrador disse por meio do X que “Milei afirmou que sou ignorante porque o chamei de fascista conservador. Ele tem razão: ainda não entendo como os argentinos, sendo tão inteligentes, votaram em alguém que não está certo, que despreza o povo”.

Ao contrário do governo da Colômbia, López Obrador não anunciou medidas diplomáticas contra a Argentina. No ano passado, o esquerdista já havia dito que não romperia relações com o país sul-americano apesar das suas divergências com Milei. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]