• Carregando...
Javier Milei e Sergio Massa fazem último debate antes do segundo turno das eleições, marcado para domingo, 19.
Javier Milei e Sergio Massa fazem último debate antes do segundo turno das eleições, marcado para domingo, 19.| Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE e Enrique García Medina/EFE

A uma semana do segundo turno das eleições presidenciais na Argentina, os candidatos Javier Milei e Sergio Massa protagonizam na noite deste domingo (12) o último debate, que será transmitido para todo o país em rede de televisão aberta e, no Brasil, poderá ser assistido pelo streaming, no canal da Cámara Nacional Electoral no Youtube.

O debate acontece no salão de atos da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e está marcado para as 21h, horário de Buenos Aires e de Brasília.

Na pauta a ser debatida entre o libertário e o peronista que concorrem à Casa Rosada estão questões relacionadas à Economia - um dos pontos focais e que devem ser decisivos no resultado das eleições -, relações da Argentina com o mundo, educação e saúde, produção e trabalho, segurança, direitos humanos e convivência democrática.

As últimas pesquisas têm mostrado que o candidato libertário tem boas chances de vencer a eleição. No início do mês, a agência Inteligencia Analítica apontou que o candidato libertário tinha cinco pontos de vantagem sobre o atual ministro da Economia argentino, com expectativa de a coalizão Liberdade Avança, de Milei, levar o voto de 52,5% dos eleitores, contra 47,5% para a União pela Pátria, de Massa.

Na sexta (10), a Pesquisa AtlasIntel também mostrou Milei à frente nas intenções de votos úteis do segundo turno, com ligeira diferença da Inteligencia Analítica (52,1% dos votos). Sergio Massa registrou 47,9%.

Já a pesquisa do Centro Estratégico Latino-americano de Geopolítica (Celag), também divulgada na sexta, deu uma vantagem de 1,4 ponto percentual - o que fica dentro da margem de erro - para Massa. A mesma pesquisa apontou que 8% dos eleitores estão em dúvida ou devem anular seus votos. Em votos válidos, Massa levaria 50,8% e Milei, 49,2%.

A CB Consultoria de Opinião Pública, que divulgou pesquisa na quarta (8), mostrou Milei à frente, com 46,3% dos votos e Massa com 43,1%.

As eleições que definirão o novo presidente na Argentina acontecem no domingo que vem, dia 19.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]