• Carregando...
Protestos na Europa: agricultores espalham esterco na sede do governo em Praga, República Tcheca, nesta quinta-feira (7)
Protestos na Europa: agricultores espalham esterco na sede do governo em Praga, República Tcheca, nesta quinta-feira (7)| Foto: EFE/EPA/MARTIN DIVISEK

Mais de três mil agricultores e cerca de 700 tratores se aglomeraram nesta quinta-feira (7) em frente à sede do governo da República Tcheca, no centro de Praga, onde espalharam estrume para protestar contra medidas que estão afetando o setor, que representa 2% do PIB desse país da Europa Central.

“Queremos condições iguais”, “Salvem o solo tcheco” e “Parem a liquidação da agricultura tcheca” foram algumas das mensagens exibidas nas faixas levantadas pelos manifestantes.

Convocados pela Câmara Agrária e pela União Agrícola, os agricultores fizeram várias exigências, incluindo medidas de apoio ao emprego no campo e que fossem levantadas as taxas com que o Estado tcheco tributa a ajuda comunitária à exploração agrícola.

É a terceira vez que os agricultores tchecos saem às ruas desde fevereiro, quando protestaram contra o Acordo Verde da União Europeia (UE) e a excessiva burocracia em Bruxelas na concessão de subsídios.

Além disso, pedem que a tributação fundiária não seja modificada, ao contrário do que faz o novo plano de consolidação das finanças públicas.

A manifestação de hoje, embora tenha parado durante algumas horas o trânsito nas imediações da sede do governo, transcorreu de forma pacífica, salvo incidentes isolados como o já referido derramamento de estrume, segundo informou a emissora pública CT24.

O ministro da Agricultura tcheco, Marek Vyborny, prometeu nesta quinta-feira que o Estado apoiará o emprego no campo no próximo ano com 80 milhões de euros, com base em reduções na segurança social, em um setor no qual trabalham cerca de 100 mil pessoas. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]