• Carregando...
Manifestante passa por veículo destruído em uma das ruas que levam à embaixada dos EUA no Cairo, Egito | Reuters/Amr Abdallah Dalsh
Manifestante passa por veículo destruído em uma das ruas que levam à embaixada dos EUA no Cairo, Egito| Foto: Reuters/Amr Abdallah Dalsh

Milhares de opositores de diferentes correntes estão participando neste sábado (15) da "Marcha dos Milhões" pelas ruas de Moscou para exigir reformas e eleições presidenciais e legislativas antecipadas, ação que culminará com um grande comício.

Nacionalistas, liberais, social-democratas, comunistas, radicais de esquerda, anarquistas e defensores dos direitos das minorias sexuais se reuniram na praça Pushkin, onde iniciaram uma marcha rumo à avenida Sajarov, onde ocorrerá o comício.

Segundo a polícia, cerca de 11 mil pessoas estão participando da manifestação, embora os organizadores aumentam este número para 20 mil.

"Liberdade para os presos políticos!", "Não ao estado policial!", "Rússia sem Putin!", "Gloria à Rússia!", eram algumas das palavras de ordem gritadas pelos participantes do protesto.

As autoridades do país enviaram cerca de sete mil agentes das forças de segurança para acompanhar a passeata. A "Marcha dos Milhões" de hoje é a primeira mobilização opositora contra as políticas do Kremlin após os três meses de verão.

A última manifestação ocorreu em 12 de junho e reuniu milhares de pessoas na capital russa. Os opositores pedem também a liberdade dos presos políticos, diminuição dos poderes do presidente e a criação de mecanismos que garantam a transparência dos processos eleitorais, explicou um dos organizadores da manifestação, o ex-vice-primeiro-ministro Boris Nemtsov.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]