• Carregando...
 | reuters
| Foto: reuters

Dezenas de milhares de palestinos se reuniram na manhã deste sábado (8) na praça Katiba da Cidade de Gaza para participar durante a tarde da celebração do 25º aniversário da criação do Hamas, que controla o enclave palestino desde 2007.

O ponto culminante da cerimônia será um discurso às 14h00 locais (10h00 de Brasília) do chefe no exílio do Hamas, Khaled Meshaal, que desde sexta-feira está em Gaza para sua primeira visita ao território palestino em 37 anos.

Entre a multidão havia muitas mulheres e crianças com os símbolos do Hamas, bandeiras e gorros de cor verde.

A celebração do 25º aniversário ocorre neste ano com uns dias de avanço para coincidir com o da primeira Intifada palestina, que começou em 8 de dezembro de 1987 na Faixa de Gaza.

As forças de segurança do governo do Hamas estão "em alerta para garantir a segurança das celebrações", declarou à AFP o porta-voz do ministério do Interior, Isam Shahwan.

Centenas de policiais e dezenas de membros armados e encapuzados das Brigadas Ezedinne Al-Qassam, braço militar do Hamas, estavam mobilizados na praça.

Em cada lado do palco foram instalados retratos gigantes do fundador do Hamas, xeque Ahmed Yassin, assassinado pelo exército israelense em 2004, e do chefe militar do Hamas, Ahmed Jaabari, morto no primeiro ataque israelense da operação lançada entre 14 e 21 de novembro.

Durante esta última operação israelense, as tropas do Estado hebreu mataram 174 palestinos, em sua grande maioria civis, incluindo mulheres e crianças. Do lado israelense seis pessoas morreram, quatro civis e dois militares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]