• Carregando...
Ativistas seguram faixa em protesto a Vladimir Putin em São Petersburgo | REUTERS/Alexander Demianchuk
Ativistas seguram faixa em protesto a Vladimir Putin em São Petersburgo| Foto: REUTERS/Alexander Demianchuk

Milhares de manifestantes opositores foram neste sábado (25) às ruas de São Petersburgo, antiga capital da Rússia, para reivindicar transparência no pleito do próximo dia 4 de março sob o lema "Por eleições limpas".

Os manifestantes se concentraram junto à Grande Sala de Concertos e fizeram uma passeata rumo à praça Konyushennaya, onde foi realizado um comício que, segundo os organizadores, reuniu cerca de 25 mil pessoas. A estimativa da polícia local, no entanto, cai para 2,5 mil.

O protesto, que não registrou incidentes significativos, foi organizado para reivindicar transparência nas eleições presidenciais do próximo dia 4 de março.

"Se as autoridades nos enganarem no dia 5 de março, depois das eleições, iniciaremos ações de protesto indeterminados em todo o país", anunciou aos presentes no comício Sergei Udaltsov, dirigente da Frente de Esquerda.

O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, dirigente do movimento democrático opositor Solidariedade, pediu aos cidadãos que permaneçam atentos e impeçam uma fraude eleitoral.

"Se há cinco anos o poder nos mostrava que era mais forte que nós, agora tudo mudou. Tomamos consciência de que somos cidadãos livres e o demonstramos", disse Kasparov, que acusou a campanha do primeiro-ministro Vladimir Putin de preparar uma fraude.

Putin, que já ocupou a Presidência entre 2000 e 2008, é o favorito para ganhar as eleições do dia 4, segundo toda as pesquisas de opinião, mas a oposição desconfia da credibilidade delas.

Os rivais do chefe de Governo russo são: Gennady Zyuganov, do Partido Comunista; Sergei Mironov, do social-democrata Rússia Justa; Vladimir Zhirinovsky, do ultranacionalista Partido Liberal Democrático; e o magnata Mikhail Prokhorov.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]