• Carregando...

Organizadores disseram que dezenas de milhares de pessoas em Burkina Faso protestaram contra o governo do presidente Blaise Compaore. Foi uma das maiores manifestações na capital Uagadugu dos últimos anos.

Os protestos foram organizados pela Coalizão Nacional contra o Alto Custo de Vida, uma aliança de sindicatos, organizações de consumidores, grupos de direitos humanos e pequenos empresários. "Nós viemos às dezenas de milhares hoje para gritar que já não aguentamos mais o alto custo de vida", disse o coordenador da coalizão, Tole Sagnon, que também lidera a Confederação Geral do Trabalho.

Os manifestantes também queriam expressar sua ira contra o que chamaram de "vários crimes" do governo, disse Sagnon. "Compaore, o povo está faminto", gritavam as pessoas. "Compaore, o povo quer justiça". As manifestações também aconteceram em outras dez cidade em todo o país. Sindicatos e moradores disseram que havia milhares de pessoas nas ruas.

Compaore tem enfrentado uma série de protestos contra seu governo desde fevereiro, quando os primeiros estudantes e soldados realizaram manifestações. Seis pessoas, dentre elas estudantes e um policial, foram mortas em distúrbios no final de fevereiro na cidade de Koudougou, 100 quilômetros a oeste de Uagadugu, depois que um estudante morreu em circunstâncias não esclarecidas.

Compaore, ex-capitão do Exército, está no poder há 23 anos. Ele chegou ao cargo após um golpe que depôs Thomas Sankara, que foi morto. Em novembro do ano passado, o presidente foi reeleito no primeiro turno com mais de 80% dos votos. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]