• Carregando...
 | Isaac Lawrence/AFP
| Foto: Isaac Lawrence/AFP

Cerca de 6.000 pessoas se reuniram neste domingo (10) no centro de Hong Kong para pedir a liberação de cinco funcionários de um editora local que estariam no poder de autoridades chinesas.

Os desaparecidos trabalham para a editoria Mighty Current, conhecida por publicar livros críticos ao governo chinês.

Os caso reaviva os temores de que Pequim estaria reforçando o seu domínio sobre Hong Kong, uma antiga colônia britânica convertida numa região semiautônoma chinesa em 1997.

O desaparecimento do editor Lee Bo, 65 anos, é o que mais inspira preocupação, já que ele foi capturado enquanto estava em sua casa, em Hong Kong, ao passo que os outros quatro estavam na China e Tailândia.

Políticos locais, defensores dos direitos humanos e a população acusam o governo chinês de ter sequestrado Lee Bo.

Entre os termos do acordo de Pequim com Hong Kong está a proibição de que forças de segurança chinesas atuem no território semiautônomo.

“Exigimos do governo chinês a liberação imediata dos cinco desaparecidos”, declarou Richard Thoi, um dos organizadores do protesto.

Pequim se recusa a comentar o assunto

Durante a semana, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que a desaparição dos cinco funcionários é perturbadora. A União Europeia considerou as notícias do sumiço inquietantes e afirmou que dois dos desaparecidos têm também nacionalidade europeia - sueca e britânica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]